25 de abril de 2012

TUDO SOBRE A CONFERÊNCIA DA YOGA JOURNAL EM NOVA YORK, 2012, YOGA EM VOGA ESTAVA LÁ


HUMBERTO MENEGHIN

Photos' credits: Deborah Perkins, Cleveland Groove, Humberto Meneghin


Estar presente em um grande evento sobre Yoga no meio da cidade de Nova York parece incompatível com a crença daqueles que acham que isso somente pode acontecer longe do caos de uma cidade grande. No entanto, os organizadores da Conferência da Revista Yoga Journal Americana escolheram o local certo para este evento único: o Hotel Hilton, em Midtown, Manhatan. Em seus amplos salões comumente utilizados para convenções, mal se podia ouvir a agitação da cidade lá fora, mas apenas os ensinamentos e as práticas que eram transmitidas por professores e estudiosos do Yoga, tais como: Scott Blossom, Seane Corn, Sarah Powers, Richard Freeman, Sadie Nardine, David Swenson, dentre outros com amplo destaque, para não alongar mais a lista.




Ao chegar ao evento, que começou no dia doze de abril de 2012 e seguiu até o dia dezesseis do mesmo mês, o/a participante que não havia se inscrito pela internet se dirigia até ao registration desk, ou seja, o balcão de inscrição, escolhia os eventos que gostaria de participar, se inscrevia, retirava o seu crachá e recebia uma sacola com diversos brindes fornecidos pelos patrocinadores.




Logo depois, consultando o mapa localizador da sala ou salão onde o evento que escolhera aconteceria, ou até mesmo recebendo indicações de recepcionistas, o/a participante para lá seguia e após o verso do crachá onde estavam discriminados todos os eventos que participaria ser conferido por outra recepcionista, o acesso era liberado ao evento escolhido.






A Main Conference, a conferência principal de cada dia era dividida em três sessões; a primeira começando às 8:00 da manhã e seguindo até às 10:00; a segunda das 10:30 às 12:30 e a terceira das 15:30 às 17:30. E, os All-Day Intensives, Intensivos que ocorriam durante o dia todo, realizados nos dias 13 e 16 de abril, sexta e segunda-feiras respectivamente, começavam às 9:30 e seguiam até às 16:30.

Pelas salas e salões ainda maiores que acomodavam muito bem, mais de cem pessoas, fitas adesivas da cor azul demarcavam pelo chão o espaço onde cada tapete de Yoga deveria ser colocado, espaço até que generoso e se houvesse algum praticante com deficiência auditiva, um tradutor em libras estava presente para auxiliá-lo durante todo o curso.




Aos poucos os participantes, que eram muitos mesmo, iam se acomodando até a chegada do(a) professor(a) que iria iniciar a prática, que geralmente se iniciava com um bate-papo descontraído.


SARAH POWERS




Criadora do Insight Yoga que interage o Yoga e o Budismo numa prática integral e que tem como finalidade avivar o corpo, o coração e a mente, Sarah trouxe uma aura compassiva de paz e harmonia muito evidentes. Sua prática combinou sequencias Yin cujos ásanas realizados pelo chão numa permanência mais longa, tinham a propósito de intensificar os meridianos e os órgãos com eficiência. No curso An Introduction to Yin/Yang Yoga and Mindfulness Meditation, ou seja,  “Uma Introdução ao Yin/Yang Yoga e a Meditação Mindfulness”, a prática passiva do Yin Yoga considerada um complemento essencial aos outros estilos de Yoga, manteve o corpo mais flexível em seu core, enquanto o prana (ou energia chi como ela se referia) fluía através das juntas e dos meridianos. Do oposto, em complemento, a prática se tornou Yang que teve por fim restabelecer e desenvolver o bem-estar, a força e da vibração interna do praticante para intensificar o centro natural de gravidade e a conexão direta e centrada com a terra.

Sarah também ministrou os cursos: Yin Yoga e a anatomia sutil do corpo; Presença compassiva: Yin Yoga e a meditação budista e O Yoga do relacionamento. Mais sobre a excelente Sarah Powers, aqui: sarahpowers.com.



SADIE NARDINE




Com seu jeito peculiar e visivelmente bem produzida, Sadie, segundo ela mesma enfatizou, é a fundadora do Core Strenght Vinyasa Yoga, um estilo que combina a ênfase pessoal do praticante a um novo conhecimento sobre anatomia, tudo em conjunto a uma fluidez criativa. Seu DVD Total Body Transformation é um grande best seller na Amazon e regularmente Sadie é procurada pela mídia, como a CNN, The New York Times e as revistas Glamour, Self e Yoga Journal, para entrevistas. Uma grande novidade é que poderemos, em breve, vê-la participando de um reality Show sobre Yoga, na TV americana e quem sabe pela web, chamado Rock Your Yoga. Conforme Sadie, cada episódio terá uma hora de duração com 35 minutos de prática de Yoga e irá ao ar a partir do dia 14 de maio.




Mas, deixando o lado artístico de Sadie de lado que é bastante marcante, ela esteve na Conferência da Yoga Journal-2012, em Nova York ministrando três cursos: Transform Your Teaching from the Core: For Yoga Teachers of Any Style , este intensivo de um dia todo; Mula Bandha Superpower Flow  e Fly Higher from Your Core.

Com seu jeito simpático Sadie também começou com um bate papo, apresentando as suas assistentes e contando as novidades acima ditas. Sua prática é muito boa, eivada com uma fluidez bem dinâmica, dando ênfase total ao core, aos bhandas e ao processo respiratório, demonstrando que sabe muito sobre anatomia. Posso afirmar que ela é bastante competente em seu papel como professora de Yoga. Para saber mais sobre Sadie Nardine, aqui o seu site: sadienardini.com. No entanto, não se surpreenda com o curso on line que ela oferece aos interessados que gostariam de apreender mais sobre a sua técnica.


RICHARD FREEMAN




Richard Freeman vem praticando Yoga e meditação desde longa data, isto é, 1968 e teve a grande oportunidade de estudar e praticar Ashtanga Vinyasa Yoga com Sri K.Pattabhi Jois; Richard tem o seu estúdio, o Yoga Workshop, na cidade de Boulder Colorado, por onde Yoga Em Voga também esteve de passagem.

Os cursos ministrados por Richard no evento foram: Prana, Apana, and the Vinyasa of Alignment; Bolted to the EarthSurya Namaskara, the Full Spectrum of the Sun Salutation e Backbending and Ribbons of Energy. 

No curso Surya Namaskara, the Full Spectrum of the Sun Salutation; traduzindo, Surya Namaskara, “O espectro mais elevado da Saudação ao Sol”, foram destacados detalhadamente todos os movimentos ondulatórios que compõem os dois tipos de Saudação ao Sol, ou seja, A e B, aliados ao alinhamento, ao processo respiratório interno e as conexões de energia que servem como base para iniciar ou encerrar todos os tipos de posturas enquanto se mantém o foco consciente e meditativo no sistema interno (Nadi). Para saber mais sobre Richard Freeman, o site de seu estúdio, aqui: yogaworkshop.com.


SEANE CORN




Internacionalmente muito conhecida como professora de Yoga devido ao seu estilo inspirador e marcante para o ensino de Yoga, Seane também se dedica a diversas ações ativistas, dentre elas a criação de um programa de Yoga para as crianças desabrigadas em Los Angeles. Desde 2006 tem focado o seu trabalho para treinar lideres de ativismo através da sua organização Off the Mat, pelo mundo, para despertar maior consciência à crise do HIV/AIDS. Ainda tem aparecido em várias revistas e programas de televisão tendo criado quatro programas de DVD para Oprah.com, em 2005, intitulado de Embaixador de Yoga Nacional para jovens com AIDS.

Os cursos que Seane ministrou na Conferência da Yoga Jornal foram: Detox Flow Yoga: How Nutrition, the Environment & Emotions Determine Your Vitality; Vinyasa Flow Yoga: Establishing a Strong Foundation , Yoga for a Broken Heart;  Chakra Flow e  Yoga for Inner Visioning. 

No curso Yoga for Inner Visioning,ou seja,“Yoga para um visão interna”, Seane também começou com um satsang e afirmou com bastante sinceridade que andam praticando mais ásanas do que o Yoga propriamente dito, nos Estados Unidos. Sua prática também foi bastante intensa e vigorosa, tendo sido composta por uma sequencia de vinyasa com foco em backbending e no sexto chakra, tudo com o propósito de estimular o sistema nervoso central e as glândulas cerebrais pituitária e pineal. Em seguida a prática se transpôs para um momento restaurativo para logo após continuar numa meditação guiada. Para saber mais sobre Seane, seu site aqui: seanecorn.com.


DAVID SWENSON




Não é nem muito necessário se alongar para apresentar este grande Yogi que é extremamente versado em Ashtanga Yoga e reconhecido mundialmente. No entanto, David é uma pessoa muito simples, com bastante didática e não estava no evento para se exibir, mas sim para ensinar. Seus cursos foram: All Aboard the Ashtanga Train: First Series Flow;  Flying, Floating, and Handstanding: A Fun-Filled Exploration of Vinyasa and Arm Balances ; Second Series Guided Tour: Hop on the Bus and Enjoy a Ride Through Second Series Asanas e An Introduction to Ashtanga Yoga: The Building Blocks. 

No curso An Introduction to Ashtanga Yoga: The Building Blocks, ou seja, “Uma introdução ao Ashtanga Yoga: A construção em blocos”, Swenson, de início buscou saber dos presentes o que conheciam sobre os conceitos fundamentais da prática e aos poucos também foi clareando as dúvidas que apareciam. Depois, a prática do Ashtanga Yoga, primeira série, começou a ser devidamente construída, pouco a pouco, sempre com a opção de uma forma mais adaptada àqueles que não conseguiam completar um determinado ásana que demandava mais esforço.

Swenson também gravou diversos DVS sobre Ashtanga Yoga e publicou o livro The Practice Manual. Para saber mais sobre o seu trabalho, seu site aqui: ashtanga.net.


SCOTT BLOSSOM




Além de professor de Yoga, Scott é médico e especializado em medicina tradicional chinesa e Ayurveda. Ele vem estudando e praticando Yoga por mais de dezoito anos e ensinando há pelo menos doze anos. Seus professores: Zhander Remete, criador da Shadow Yoga e o Dr. Robert Svoboda, renomado médico e professor de Ayurveda. Scott ministrou os seguintes cursos durante o evento: Introduction to Shadow Yoga; Yoga and Ayurveda: Practices to Heal and Strengthen the Bones, Joints, and Nerves;  Shadow Yoga-Uddiyana Bandha e Yoga and Ayurveda for Detoxification and Rejuvenation.




O intensivo de dia todo, Yoga and Ayurveda for Detoxification and Rejuvenation, isto é, “Yoga e ayurveda para desintoxicação e rejuvenescimento”, começou com um breve kirtan, com cântico de mantras para depois continuar numa explanação introdutória sobre o tema. Na sequencia aconteceu uma prática bastante intensa onde o uddiyana bandha se fazia marcante em quase todos os ásanas. Na parte da tarde, Scott continuou explanando ainda mais sobre as escolhas sábias que devemos fazer em nossas vidas para nos mantermos metabolicamente limpos e nutridos para que o corpo possa estar livre de qualquer obstrução energética. Mais sobre o trabalho do Doctor Blossom, aqui: shunyatayoga.com.




Outros professores e estudiosos do Yoga amplamente conhecidos no panorama mundial do Yoga também se fizeram presentes neste evento, apresentando seus cursos; dentre eles: Elena Bower, Jason Crandell, Dana Flynn, Bo Forbes, Ana Forrest, Sharon Gannon & David Life, Gary Kraftsow, Cindy Lee, Tias Little, David Nichtern, Shiva Rea, Natasha Rizopoulos, Colleen Saidman Yee e Rodney Yee e outros mais.














No entanto, como os cursos aconteciam em horários que se coincidiam, o participante previamente já tinha que escolher aqueles que com certeza iria participar, abrindo mão de outros mais nos quais também gostaria de estar presente.

Eventos especiais que foram totalmente gratuitos, abertos ao grande público, também aconteceram durante todo o evento, tais como: Meditações matutinas com Ganesha Das, Gina Cunningham e Pamela Bliss; Kundakini Sadahana; práticas comunitárias com Kay Clivio, Narayany e Dana Flynn; Uma conversa com a yogini Tao Porchon-Lynch de 93 anos e as palestras sobre As Deidades Hindus e Budistas e o Poder de seus arquétipos no Yoga e outra sobre As ferramentas do Ayurveda para uma ótima saúde, com Manoj Chaiam e Hilary Garivaltis, respectivamente, dentre outras. 


No entanto, o Painel de Discussão sobre Yoga shouldn’t hurt foi o evento especial que mais chamou a atenção dos presentes.









Nesta mesa redonda, YOGA SHOULDN’T HURT, moderado por Kaitlin Quistgaard, editora chefe da Yoga Journal estavam presentes Anna Forest, Gary Kraftsow, David Swenson e William Board autor do livro The Science of Yoga e daquele artigo polêmico publicado na revista do The New York Times que afirmava que a prática do Yoga pode danificar o corpo de quem pratica.

Com duração de uma hora, que sinceramente acho que foi pouco tempo, os participantes da mesa redonda debateram o assunto em voga. Inicialmente, William Board apresentou o seu lado polêmico da questão calcando seu fundamento de que o Yoga realmente pode ferir o corpo de quem pratica em pesquisas médicas e científicas, bem como o seu próprio exemplo de praticante que não se deu bem com o Yoga.

Os outros componentes da mesa defenderam cada um a versão oposta de que o Yoga praticado com a devida atenção e cuidado não traz qualquer desconforto ou dano ao corpo do praticante. Swenson disse que durante todos os seus anos de prática nunca se machucou e que sua mãe que não é praticante de Yoga teve suas costelas danificadas por um quiropata. Kraftsow, por sua vez, disse que ciclistas se ferem mais do que os que praticam Yoga. No entanto, durante toda a exposição oposta, notei que o polêmico escritor não abriu a boca desnecessariamente e em certos momentos até manteve o silêncio. Conclusão: o debate foi educado, não houve qualquer agitação mais exacerbada que talvez a maioria dos presentes esperassem. Por fim, foi aberto ao público um momento para perguntas, que na maioria das vezes acabou sendo mais uma exposição de exemplos sobre o tema em questão.




Paralelamente ao evento funcionou o Yoga Marketplace, um local especial onde os patrocinadores do evento expuseram uma grande gama de produtos ligados ao Yoga e o Ayurveda. Muito bem organizado esse grande shopping só poderia mesmo acontecer onde estava previsto para acontecer. Abaixo seguem algumas imagens do marketplace que por si só já dizem tudo.


























Outras Conferências da Yoga Journal Americana http://www.yjevents.com/ estão previstas para acontecer ainda este ano; a próxima será em San Diego entre os dias 12 e 16 de julho, em pleno verão; depois tem no Colorado, Estes park, com maior numero de dias, de 30 de setembro a 07 de outubro e em janeiro de 2013 retorna a San Francisco-CA e nos dias 04 a 08 de abril de 2013 estará novamente em Nova York.




Será que você se anima em participar de alguma delas? Quem sabe um dia? Tudo é possível!

Harih Om!

Um comentário:

  1. Muito bom! Tudo tão bem descrito que quem lê se sente viajando e participando da conferência!

    ResponderExcluir