5 de abril de 2013

ADORO MEU COTTON MAT


HUMBERTO MENEGHIN


Um item para prática de ásanas do Yoga que parece estar ganhando mais atenção ultimamente é o cotton mat, um tapetinho presumivelmente feito de algodão cuja utilidade é cobrir o tradicional mat que usamos no sentido de absorver o suor do praticante. No entanto, será que o uso do cotton mat para prática de ásanas do Yoga realmente se mostra indispensável?




Quem é dado a práticas de ásanas que se desenvolvem de uma forma mais dinâmica e intensa como o Ashtanga Vinyasa Yoga e o Power Yoga, por exemplo, onde muito se transpira, o uso de um cotton mat parece que caiu nos gostos dos praticantes e se tornou uma peça indispensável.

No Brasil, dizem que não se fabrica cotton mats, somente os mats tradicionais que nos deparamos por aí e quem quiser um, mesmo que a maioria deles sejam feitos na China ou na Índia, tem que se comprar nos Estados Unidos, na Índia ou se isso não for possível pedir para alguém trazer e numa última tentativa comprar através de um site especializado em vendas pela web.



 
Há dois tipos de tapetes de Yoga feitos de algodão. Um deles pode ser classificado como um mero tapete rústico que é colocado sobre o mat tradicional ou não para que o suor expelido pelo corpo do praticante seja absorvido.

Já o segundo tipo de cotton mat tem uma matéria prima, ou seja, um tecido do algodão cuja espessura é mais fina, absorvente e comumente também é colocado sobre o nosso mat de cada dia.


Este tipo, além da propriedade absorvente, também pode ser indicado para aqueles praticantes que por um motivo explicável sejam alérgicos à química dos mats feitos de PVC e com outros componentes da borracha.

Ambos os cotton mats são simples de se limpar e podem ser colocados numa máquina de lavar e secadora após a prática de Yoga para que a superfície se mantenha higienizada. No entanto, deve ser raro encontrar algum praticante que religiosamente se predisponha a lavar seu cotton mat após cada prática, pois que muitos deles são colocados apenas para secar e quem sabe uma vez ou outra sejam levados a uma limpeza mais completa.




Mesmo que os cotton mats tragam um conforto adicional àqueles que os adotaram e os adoram, se forem utilizados diretamente ao chão, não terão a mesma aderência que os mats convencionais possuem.






Além disso, utilizando-os e lavando-os muito, em pouco tempo as fibras de algodão se desgastam e logo logo os tapetes feitos de algodão têm que necessariamente serem substituídos, o que usualmente ocorre com mais freqüência do que os mats feitos de PVC e borracha.




Na Índia um cotton mat é encontrado por no máximo duzentas rúpias, isto é, oito reais. Nos Estados Unidos pode ser bem mais caro dependendo da qualidade e da marca. No entanto, sacoleiras de plantão que retornam da Índia vendem os cotton mats lá adquiridos pelo preço superfaturado de sessenta reais. E, tem gente que compra.

Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário