7 de setembro de 2013

GANAPATI VISARJAN: POR QUE GANESHA É IMERSO N’ÁGUA DURANTE O GANESHA CHATURTHI?






HUMBERTO MENEGHIN


Quando a Lua está nova no quarto dia do mês Hindu de Bhadrapada, que em 2013 coincide com o 09 de setembro, os hindus e simpatizantes celebram o Ganesha Chaturthi, que é comemorado em diversas partes da Índia e em outros países ao redor do mundo onde o Hinduísmo está presente. Oferecendo pujas e entoando mantras durante onze dias festivos e consecutivos, inúmeros devotos, em agradecimento, veneram Ganapati, além de é claro pedir que os obstáculos de todos os tipos e origens continuem sendo removidos.






Diante de toda essa alegria e festa que bem poderia ser comparada a muitas outras procissões que acontecem ao redor do planeta, um ritual que de modo algum pode ser deixado de fora durante o Ganesha Chaturthi é o Ganesha Visarjan, que grosso modo é imergir, ou seja, mergulhar nas água as estátuas de Ganapati. Para o ano de 2013, são nos dias 10, 11, 13, 15, 17 e 18 de setembro que a tradição Ganapati Visarjan acontece.






Um dos lugares mais auspiciosos para os devotos celebrarem e sentirem a energia do festival Ganesha Chaturthi, na Índia, é na cidade de Mumbai, onde cerca de 150 mil murtis, estátuas de Ganesha, preferivelmente feitas em cerâmica, são imersas n’água a cada ano, enquanto hinos védicos do Rig Veda, do Ganapati Atharva Shirsha Upanishad e o Ganesha Stotra do Narada Purana são cantados em homenagem.

No entanto, o Visarjan mais importante é aquele que ocorre no último dia do festival, denominado Ananta Chaturdashi. Neste dia, quando a Lua já está cheia, praticamente todas as estátuas de Ganesha são conduzidas pelas ruas numa procissão onde os devotos cantam e dançam onde até Djs animam a festa.






Pujas que constituem em oferendas de cocos, flores e cânfora são feitas para na sequencia as estátuas de Ganesha serem imersas no rio ou no mar. No entanto, muitos que não estão acostumados com essa tradição se perguntam por que as murits, ou seja, as inúmeras estátuas de Ganesha são imersas nas águas durante o Ganesha Chaturthi? Será que é porque compraram novas estátuas e então a melhor forma de se livrar das antigas é imergirem-nas nas águas até que se consumam e não existam mais?






Pode até ser, mas o que acontece nesse ritual, na verdade, é que os Hindus cultuam Brahman, aquele que está presente em tudo que é animado e inanimado. E como as pessoas de um modo geral têm dificuldade de venerar algo que não tenha forma, projetam essa necessidade nas imagens, nas estátuas feitas de argila que ficam em suas casas, para assim Nirguna Para Brahman assumir a forma de Ganesha.

Mas, chegado o dia do Ganapati Visarjan, esses mesmos murtis retornam à Natureza logo que são imersos nas águas e começam a se desfazer, como um corpo que perece, mas onde Brahman permanece constante.







Exemplificando o samsara, o ciclo de nascimento, morte e renascimento, o propósito dessa cerimônia é nos alimentar espiritualmente no sentido de nos lembrar que a riqueza material é transitória e que não há qualquer utilidade para a alma.  






Assim, a essência do Visarjan nos ensina o desapego, o desapego para que possamos perceber e entender que o corpo que prezamos e necessitamos neste momento para viver um dia será reduzido a um elemento básico e o que restará é Brahman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário