3 de janeiro de 2014

ARTÍSTICO, OUSADO OU DISCRETO?






HUMBERTO MENEGHIN


Fotografar é uma arte, principalmente para os que são profissionais, tem talento e vivem dos resultados de seu trabalho. Em tempos de selfies, aqueles que se fotografam com smartphones para postarem imagens nas redes sociais, o fotografo norueguês Petter Hegre especializado em ensaios fotográficos de corpos nus adotou o tema ásanas para produzir uma série de fotos da esposa e modelo ucraniana, Luba Shumeyko. Para os que estudam e praticam Yoga o tema escolhido pelo fotógrafo pode ter agrado a gregos e desagradado a troianos.
















Quem vê as fotos, cerca de quarenta, nota que a modelo sabe o que está fazendo em termos de executar ásanas e conclui que não é novata no assunto e pelo menos ao que tudo indica mantém uma prática regular.

Dentre as fotos que compõem o ensaio fotográfico criado por Hegre e a esposa temos várias posturas em evidência que não deixam de exprimir a beleza e a arte corporal em cada uma delas.

Invertidas, retroflexões, posturas que demandam equilíbrio, dentre outras, foram exibidas por Luba Shumeyko num estúdio fotográfico tradicional onde o jogo de luzes é que complementou a arte que as lentes de Petter Hegre captaram e o resultado pode ter provocado efeitos opostos nas pessoas que olharam essas fotos.




















Para aqueles que desde a primeira imagem que viram gostaram do trabalho, chegaram à conclusão que a modelo expressou pura arte através da execução de ásanas, mesmo estando completamente nua e assim não identificaram qualquer indício de malícia, mau gosto e ousadia; sendo que alguns mais que não praticam até se animaram em iniciar na prática de ásanas.

















Do outro lado da vertente, temos os que não apreciaram nenhum pouco o trabalho que foi feito, pois sustentam que a prática de ásanas não é para ser realizada sem roupa, que isso é anti-higiênico e que muito incita a sensualidade.

Que, na verdade o que houve foi apenas o oportunismo do fotógrafo e da modelo em escolherem ásanas do Yoga para criarem um ensaio; pois queira ou não queira isso chama mais a atenção do que se a produção tivesse sido realizada da forma convencional.






Para conferir na íntegra as fotos, veja em: 


Harih Om!



Mais sobre este assunto em:


2 comentários:

  1. Olá Humberto! Gosto muito de seus textos e sempre leio-os com muito carinho... eu também sou instrutora de yoga e gostaria de colaborar com textos também... gostaria de saber se você tem interesse em também publicar textos de outras pessoas... Se preferir posso mandar algum texto pra você por email... um beijo marcela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcela: Obrigado pela mensagem. Aqui em meu blog publico só o que escrevo. Visitei seu Blog e seu link agora está incluído na lista dos que indico aqui. Harih Om!

      Excluir