28 de agosto de 2016

MINHA AMIGA PRATICA YOGA, EU TAMBÉM! PARTE 39




HUMBERTO J. MENEGHIN


“Flor, este lugar é meu! ” – disse uma senhora quase gritando, me olhando de cima para baixo, querendo que eu saísse de onde estava. Por trás apareceu a Júlia, a minha estagiária lá do escritório e então fiquei sabendo que a mulher que queria sentar-se ali era a vó dela. Relutei, mas acabei cedendo o espaço para a dona Dalva, que não sei como, também acomodou a Júlia junto com ela. Vendo a Simone e a Claudinha mais para o fundo vi a possibilidade de me sentar com elas, enquanto o Tércio Natércio Couto entrava no salão com a sua turma para dar continuidade ao retiro, “Yoga do Ser”.



Sempre simpática, a Keilane comissária de bordo da Azul que dividia o apartamento comigo e a Claudinha abriu espaço para eu me acomodar perto delas. Percebi um semblante calmo e tranquilo na Keilane podendo compará-la a um anjo louro.


Foi então que senti um cutucão no meu ombro direito, virei-me e me surpreendi por ver o Júnior por lá. Sim, o Júnior primo da Claudinha, aquele fotógrafo que morava com a gente para quem eu tinha emprestado quinhentos reais. Ele me deu um sorriso e apontou lá para o fundo do salão onde vi a Ruth, a Ruth dos cinco cachorrinhos da raça bichon, todos branquinhos, nossa vizinha lá no prédio para então eu ouvir o Júnior dizer: “ De última hora, a Ruth quis tanto vir nesta palestra, mas não trouxe os dogs ...”


“Silêncio, peço silêncio a todos vocês!” – dizia a Silmara ao microfone lá na frente. “Temos hoje e mais amanhã aqui no retiro que eu e o Tércio estamos promovendo. Colaborem, viu? Nenê, o som está falhando ... arruma esta coisa aí, senão não vai dar!!!


Após ajustes e já com o Tércio pelo palco começamos a ouvi-lo: “Vocês já estiveram entre a cruz e a espada? A cruz e a espada, fechem os olhos e visualizem a cruz e a espada e vocês entre elas. Qual delas vocês aboliriam? Ficariam com a Cruz ou com a espada? – silenciou, Tércio Couto.


Escolhi a cruz. E então o Tércio continuou: “ Sil, você escolheu a cruz ou a espada? E, você  Nenê?” – A Silmara disse que havia escolhido a Cruz e o Nenê a espada.
“Não condeno as escolhas que fizeram, meus queridos, minhas queridas. Perguntei à Sil o que havia escolhido e ao Nenê também. 

Não vou julgá-los por suas decisões. Pensem agora, reflitam o significado da cruz e da espada.” – e após alguns minutos, Tércio perguntou de novo: “Nenê, Sil, vocês mantêm as suas escolhas? Ou, após refletirem e saírem do automático a Cruz deixou de ser cruz e a espada deixou de ser espada?


Minha mente embaralhou-se com essa pergunta. Então, depois que soubemos que a Silmara manteve a sua posição e que o Nenê mudou-a, ouvimos um riso sonoro dado pelo Tércio que falou: “ Tudo dá no mesmo amados do coração. Se vocês acham que a espada só fere, se a cruz for usada de uma forma diferente também poderá ferir como uma espada. A espada esta corta o alimento que traz vida quando consumimos, na cruz configura a fé, devoção. O Yoga e o Ser são unos, viu?”


Da plateia a Carol Leite, a Youtuber expert em meditação, falou:   “Brilhantíssimo como sempre, Tércio querido da Luz. A União do Ser com o âmago do Yoga sempre esteve, está e estará vivo e presente em nós. Namastê!” – começou ela a bater palmas que levou a todos a fazerem o mesmo.

Harih Om!



Leia o capítulo anterior em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário