21 de agosto de 2016

PRITHIVI: O MUDRA DA TERRA QUE EQUILIBRA PITTA



HUMBERTO J. MENEGHIN


Conhecido como o mudra da Terra, Prithivi tem como um de seus benefícios principais equilibrar o dosha pitta e isso é tudo o que queremos quando nos sentimos hiperativos, agitados, impacientes e estressados diante de certas situações. De fácil execução, o Prithivi mudra pode eliminar a falta de energia no muladhara chakra e trazer de volta aquela sensação de confiança e segurança e contribuir para a boa saúde da pele, unhas e cabelo.



Para executar o Prithivi mudra, o praticante tem que se acomodar de forma confortável numa cadeira, poltrona ou numa postura de Yoga como sukásana. No entanto, poderá também fazê-lo deitado sobre o Yoga mat ou em sua cama.


Com as palmas das mãos voltadas para cima, o praticante junta as pontas dos polegares e dedos anulares de ambas mãos enquanto os outros dedos se mantém estendidos, ficando assim por cerca de cinco minutos, pelo menos ou por quanto achar que deve; pois logo que começar a perceber a redução do dosha pitta que estava em desequilíbrio acontecer, o praticante desejará manter este mudra por mais tempo em vista da sensação de leveza que ele proporciona.


No entanto, aqueles que tem a constituição Kapha dominante mesmo se sentirem-se leve e nas nuvens, recomenda-se não exagerar para evitar o aumento o dosha kapha.


Enquanto que no Surya mudra os polegares sobrepõem os anulares que tocam as bases daqueles, no Prithivi mudra somente as pontas de ambos são tocadas tais quais se referem aos elementos fogo, em relação aos polegares e terra em relação aos anulares.


Cansaço crônico, falta de vitalidade, degeneração articular da cartilagem, ulceras estomacais, febre e demais doenças inflamatórias também podem ser paulatinamente diluídas diante do uso regular do Prithivi mudra que eleva o elemento Terra e reduz o do fogo.


Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário