19 de fevereiro de 2017

PRATICAR YOGA DURANTE O PERÍODO MENSTRUAL É CONTRAINDICADO?



HUMBERTO J. MENEGHIN


Algumas mulheres podem achar que praticar ásanas durante o período menstrual seja contraindicado; mas, a grande maioria não sustenta esta ideia e mesmo durante o período praticam e o maior exemplo disso é a professora de Yoga Steph Gongora que compartilhou um vídeo em seu perfil do Instagram onde aparece “fazendo ásanas” literalmente menstruada. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados pelas praticantes quando estão no ciclo menstrual, especialmente no que diz respeito às inversões.

      
                          
Muitas praticantes com certeza já ouviram o professor ou professora de Yoga com quem praticam avisá-las que se estiverem menstruadas devem evitar as posturas de inversão, preferindo algumas restaurativas. Então, praticar Yoga menstruada não é tão contraindicado assim!


No Ashtanga Vinyasa Yoga, por sua vez, é recomendável que elas nem pratiquem. Mas, muitas praticantes não consideram a menstruação uma contraindicação à prática e continuam praticando dentro da sua perspectiva.


No entanto, a grande maioria das praticantes prezam pela higiene e não chegam a ponto de mostrarem-se sangradas, em roupa branca, como a referida professora citada, que fez uso da situação com o objetivo de protestar, quebrando um tabu em relação à menstruação propriamente dita, o que no seu ponto de vista foi válido.


Dentro da perspectiva do Yoga, a razão para não se praticar as posturas de inversão durante a menstruação se justifica em vista do apana, que é responsável pela eliminação do prana, em que estão incluídas a função intestinal, saída da urina e do fluxo menstrual. E a preocupação é que se este movimento energético seguir a direção contrária, isto pode interferir no período menstrual, levando à cessação do fluxo e possibilitando um sangramento maior bem depois, ocorrendo a "menstruação retrógrada", em que o sangue poderia fluir na direção oposta e o que levaria à endometriose.


Consoante um estudo médico, descobriu-se que a menstruação retrógrada ocorre naturalmente em 90 por cento das mulheres e a grande maioria nunca desenvolveu endometriose. Portanto, não se sabe com certeza se as inversões é que aumentam o fluxo retrógrado ou se o fluxo inverso é que aumenta o risco de endometriose.


No entanto, durante a aula de Yoga, se o seu professor sugerir que você deve evitar as invertidas durante o seu período, é de bom senso que você acate essa sugestão e modere-se.


No entanto, se você é uma praticante experiente e sabe muito bem como ouvir o seu corpo, mas mesmo assim você opte por inverter, observe o que acontece com seu nível de energia e seu fluxo menstrual, anotando qualquer desconforto que experimenta.


Consoante estudo médico, se você não perceber nenhum problema durante a prática ou durante as próximas horas, e acontecer uma breve parada no fluxo, seguido de sangramento normal, isto não é motivo de preocupação. Mas, se continuar realizando posturas de inversão agravar seus sintomas, tome isso como um aviso de atenção para parar durante os períodos futuros, passando a ajustar a sua prática pessoal com base em seus sintomas e experiência.



Como regra geral, você pode querer abster-se fazer posturas de inversão quando o seu fluxo menstrual for pesado, ou seja, quando você não se sentir bem de qualquer maneira. No entanto, se o fluxo é mais leve, o risco de ir de cabeça para baixo é provavelmente menor, considerando-se  inversões breves, que são menos propensas a causar problemas do que as de longa duração.


Além das inversões, é viável não insistir em manter uma prática vigorosa de Yoga, durante o período menstrual caso não estiver se sentindo bem, preferindo uma prática mais leve e restaurativa ou até nem mesmo praticar, dedicando-se ao Yoga fora do tapetinho.


Harih Om!

Curta:

Nenhum comentário:

Postar um comentário