14 de setembro de 2017

DEVASTADA LADY GAGA CANCELA SHOW NO ROCK IN RIO POR CAUSA DA FIBROMIALGIA; MAS, ELA PRATICA YOGA?!




HUMBERTO J. MENEGHIN


"Brasil, estou devastada porque não estou bem o suficiente para ir ao Rock in Rio. Eu faria qualquer coisa por vocês, mas eu tenho que cuidar do meu corpo agora. Peço pela bondade e compreensão de vocês, e prometo que vou voltar e cantar para vocês em breve. Me desculpem e eu amo muito vocês", disse Gaga em mensagem enviada a seus fãs nas redes sociais. Na verdade, esse cancelamento decorreu por causa da fibromialgia, as dores musculares crônicas e difusas sentidas por ela. Mas, não é Gaga uma boa praticante de Yoga?!


Há anos a mother monster mostrou-se praticante assídua do Yoga de Bikran, incluindo meditação, adicionado a outras modalidades físicas para se condicionar e preparar o corpo para os grandes shows.

E, então alguém pode se perguntar: será que ela parou de praticar os ásanas da sequencia Bikran e por isso está com a fibromialgia? Ou, será que foram os movimentos repetitivos realizados em ensaios e shows que trouxeram a exaustão e esse incômodo.

Considerando que o cancelamento do show que desejava fazer no Brasil é realmente devido à fibromialgia, isso significa que até os que são praticantes assíduos do Yoga podem padecer dessas dores?

Possivelmente Lady Gaga relaxou na sua prática de ásanas, largou o Yoga por um período, talvez por falta de tempo e então sobreveio a fibromialgia. Ou, poderia até ter exagerado ao extremo nas posturas, lesionando-se, o que provavelmente não é o caso, pois oficialmente é fibromialgia.

No entanto, sabemos que para combater a fibromialgia a prática alternativa do Yoga é recomendável. Uma prática centrada em ásanas feitos com cuidado e conforto e ainda adaptados com o objetivo de aumentar a flexibilidade e o alongamento do praticante. Essas ações, na verdade, têm se mostrado importantes para os que são rígidos e com encurtamentos musculares pois ajudam a reduzir o quadro de fadiga e dor.

Ainda, sabemos que prática das posturas de Yoga de forma terapêutica, agregada a respiratórios lentos, também contribui para a diminuição da atividade cerebral nas áreas relacionadas à dor, ponto este que foi constatado em muitos praticantes que disseram não sentir qualquer dor após a realização de posturas específicas, incluindo a meditação.

Desta forma, ao longo do tempo de uma prática regular certas mudanças no sistema neurovegetativo e na condição muscular do praticante na certa acontecem, contribuindo para diluir aquela dor crônica e difusa característica da fibromialgia.

Tendo sido Hospitalizada, torcemos para que Gaga se recupere com os cuidados corretos a ela dispensados incluindo o Yoga adequado.


Harih Om!

Curta/LIKE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário