9 de dezembro de 2011

DESPIDOS PARA O YOGA




HUMBERTO MENEGHIN


Já não é mais novidade a existência de aulas de Yoga onde as praticantes ou os praticantes executam ásanas completamente nus. Seja em San Francisco, Venice Beach, Boston ou New York, onde é mais comum encontrar espaços específicos para este fim, o nude, naked ou undressed Yoga, se é que podemos considerar esse tipo de modalidade como Yoga, parece atrair cada vez mais adeptos. Mas, até que ponto praticar ásanas sem qualquer roupa interfere negativamente no estudo e na prática da filosofia milenar? Será que você mesmo já praticou, às escondidas, o seu Yoga sem roupa ou teve vontade de praticá-lo para saber como é?








Conforme consta de sites que divulgam vídeos pela internet, o “Yoga sem roupa” parece atrair pessoas que não estão, evidentemente, interessadas numa prática convencional e muito menos no autoconhecimento, pois tudo leva a crer que tem como finalidade precípua estabelecerem laços físicos e mais íntimos com as outras ou outros praticantes que possam encontrar pelos espaços que oferecem esse tipo “aula”.


A essência do erotismo e da sensualidade presentes nessa prática, aos mais conscientes, não deve jamais ser confundida com a real finalidade do Yoga, que é moksha. Não existe a mínima necessidade daqueles que sinceramente se dedicam ao estudo e a prática do Yoga, praticarem ásanas sem qualquer roupa, ou seja, nus, na presença de outros praticantes, travestindo-se do propósito de que desta forma estarão colhendo os inúmeros benefícios que o Yoga proporciona fazendo-o de uma forma mais “livre” e ousada.








Se a (o) praticante quiser, porventura, praticar sem qualquer roupa, só ou acompanhada(o) que o faça discretamente na sua intimidade, sem se exibir a ninguém e muito menos tirar proveito disso com o intuito de criar relações mais estreitas com quaisquer outros praticantes que sejam.







Além disso, deve ser bem anti-higiênico, não só praticar Yoga sem roupa, mas qualquer outra atividade física e, ainda, seria completamente fora do bom senso categorizar o nude, naked ou undressed Yoga como uma nova vertente do Yoga tântrico; pois, se assim o fosse, não precisaria, de modo algum, adotar outra nomenclatura e querer virar moda.








Sem a menor pretensão de alimentar qualquer tipo de segregação ou preconceito, o Yoga feito sem roupa nada mais é do que um meio disfarçado e facilitador para que exibicionistas se encontrem com o único e específico propósito de vivenciarem momentos mais calorosos do que realmente praticarem Yoga.  

Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário